Um dos maiores poetas do século XX foi Paul Claudel, um diplomata francês que se converteu ao catolicismo, por graça de Nossa Senhora, certa vez em que assistia – sem fé – a uma Missa natalina na catedral de Nôtre-Dame de Paris. Maria tocou-lhe o coração, alcançando-lhe do Espírito Santo a graça da fé, e o meteu para sempre no coração de seu Filho Jesus. Claudel tornou-se um grande católico e foi um dos maiores poetas e dramaturgos do seu século. A graça da sua conversão ficou-lhe tão gravada na alma que, sempre que podia, dava uma passada por Nôtre-Dame, entrava na catedral e ficava a olhar para a imagem da Senhora, da Mãe que o salvara.
À Virgem, ao Meio-Dia
Vejo a igreja aberta. É preciso entrar.
Mãe de Jesus Cristo, não venho rezar.
Não tenho nada a oferecer e nada a pedir.
Venho apenas, Mãe, para vos olhar.
Vos olhar, chorar de felicidade, saber isso,
Que sou vosso filho e que estais aqui.
Apenas por um momento enquanto tudo se detém.
Estar convosco, Maria, neste lugar onde estais.
Não dizer nada, olhar vosso rosto,
Deixar o coração cantar em sua própria linguagem.
Não dizer nada, mas apenas cantar porque temos o coração transbordante,
Como o melro que segue sua ideia nesses versos repentinos.
Porque sois bela, porque sois imaculada,
A mulher na Graça finalmente restituída,
A criatura em sua honra primordial e em seu florescer,
Assim como saiu de Deus na manhã de seu esplendor original.
Intacta e inefavelmente porque sois a Mãe de Jesus Cristo,
Que é a verdade entre vossos braços, a única esperança e o único fruto.
Porque sois a mulher, o Éden da antiga ternura esquecida,
Cujo olhar encontra o coração de repente e faz jorrar as lágrimas acumuladas.
Porque me salvastes, porque salvastes a França,
Porque ela também, assim como eu, fomos objetos de sua atenção,
Porque na hora em que tudo se perdia, foi então que interviestes,
Porque salvastes a França mais uma vez,
Porque é meio-dia, porque estamos neste dia de hoje,
Porque estais aqui para sempre, simplesmente porque sois Maria, simplesmente porque existis,
Mãe de Jesus Cristo, que eu vos seja agradecido!
.png)