O Corpo de Cristo, Revelação do Amor

 

 

Queridos amigos, nesta Noite Santa, celebramos o mistério da Encarnação: o Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14). Na Teologia do Corpo de São João Paulo II, o corpo humano é o "sacramento primordial" da pessoa, linguagem visível do dom de si. Deus, em Cristo, assume um corpo filial, humilde e redentor, para elevar nossa carne ao Pai, gerando o novo corpo da Igreja. Como em Maria, "no teu ventre reacesendeu o amor" (Dante), o Corpo de Jesus revela o amor trinitário inscrito em cada corpo humano.

Neste Natal, vivamos como dom recíproco: na família, no matrimônio ou na virgindade, imitando o Esposo que se doa totalmente. Que o Menino de Belém restaure a dignidade de nossos corpos e nos una em comunhão eterna!

Feliz Natal! Venite, adoremus!