Catequese de são João Paulo II sobre os anjos (5)

 


JOÃO PAULO II

AUDIÊNCIA GERAL

Quarta-feira, 13 de agosto de 1986


1. Continuando o tema das catequeses anteriores dedicadas ao artigo de fé sobre os anjos, criaturas de Deus, hoje nos aprofundamos no mistério da liberdade que alguns deles direcionaram contra Deus e seu plano de salvação para os homens.


Como testemunha o evangelista Lucas, no momento em que os discípulos voltavam ao Mestre cheios de alegria pelos frutos colhidos em sua missão, Jesus pronunciou uma frase que faz refletir: “Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago” (Lc 10, 18). Com essas palavras, o Senhor afirma que o anúncio do Reino de Deus é sempre uma vitória sobre o diabo, mas ao mesmo tempo revela que a edificação do Reino está continuamente exposta às armadilhas do espírito maligno. Interessar-se por isso, como pretendemos fazer na catequese de hoje, significa preparar-se para a condição de luta que é própria da vida da Igreja neste tempo final da história da salvação (como afirma o Apocalipse) (cf. Ap 12, 7). Por outro lado, isso permite esclarecer a fé correta da Igreja diante daqueles que a distorcem, exagerando a importância do diabo, ou dos que negam ou minimizam seu poder maligno.


As catequeses anteriores sobre os anjos nos prepararam para compreender a verdade revelada pela Sagrada Escritura e transmitida pela Tradição da Igreja sobre Satanás, isto é, sobre o anjo caído, o espírito maligno, também chamado de diabo ou demônio.