![]() |
| Santo Agostinho levado à escola por santa Mônica, por Niccolò di Pietro 1413–15 |
Atualmente, estamos estudando as Confissões de Santo Agostinho, onde se podem perceber diversos conceitos da Teologia do Corpo sendo explanados e refletidos por esse grande santo, como o desejo enquanto capaz de conduzir o homem para Deus, se bem direcionado, o amor humano divino e humano, o desejo do homem de ser amado, a solidão original, entre outros.
Colocamos à disposição um guia para a leitura, a fim de auxiliar o estudo e reflexão dos participantes.
Guia para a leitura das “Confissões” de santo Agostinho de Hipona
LIVRO 1: DO NASCIMENTO AOS QUINZE ANOS
Resumo: Nessa primeira parte das suas “Confissões”, Agostinho fala sobre os primeiros anos de vida. O livro se divide em duas partes: a primeira (1-10) se inicia com uma prece, onde reflete sobre a importância de invocar a Deus, a Sua grandeza, o desejo do homem por Ele, reflete sobre a infinitude divina e a pequenez humana, e pede perdão pelos pecados da infância.
A segunda parte (11-31) reflete sobre os primeiros anos de vida e os primeiros estudos. Destacam-se a análise que ele faz sobre o próprio aprendizado da fala; os estudos e as fugas para os jogos e teatros; a doença e a decisão da mãe em adiar seu batismo; o encantamento pela mitologia romana e desprezo pela grega; uma reflexão sobre as normas gramaticais e de conduta; a confissão de alguns pecados da infância e adolescência; e se encerra com o agradecimento a Deus.
Questionamentos:
- Quais são suas impressões ao ler esse livro? Quais partes mais te marcaram positivamente? E quais te marcaram negativamente?
- Quais as maiores dificuldades encontradas durante a leitura?
Algumas pistas para a reflexão...
+ Há uma frase muito famosa na prece inicial de santo Agostinho. Você conseguiu perceber? Além dessa, qual frase mais te tocou ou chamou a atenção?
+ Alguma coisa te chamou a atenção sobre a reflexão sobre a infância de santo Agostinho?
+ Sobre os estudos de santo Agostinho: qual lição podemos tirar do exemplo dele? Quais são os bens tirados do mal?
+ Qual foi o motivo das orações de santo Agostinho na infância? De que forma ela se compara com as orações que o santo apresenta no início e no final desse livro? De qual tipo são as nossas orações?
+ Quais pecados de santo Agostinho mais te chamou a atenção? Atualmente, ainda há riscos para nossas crianças buscarem esses vícios dentro da realidade em que vivemos?
+ Quais os motivos de santa Mônica ao adiar o batismo de santo Agostinho? Como justificar essa ação?
+ Qual o livro favorito de santo Agostinho? Conhece algo sobre ele? E quais são os livros que ele sente mais aversão?
+ O que podemos apreender desse primeiro livro?
