Guia para a leitura das “Confissões” de santo Agostinho de Hipona: Livro VII (Primeira parte)

 


LIVRO 7:
EM BUSCA DA VERDADE (Primeira parte)

 

Resumo: Esse é um livro onde Agostinho aborda suas dificuldades que o afastam da conversão. No início do livro, conhecemos um sobre as dificuldades
de Agostinho em conhecer a Deus, e também um pouco sobre Nebrídio, que é lembrado em seus argumentos para refutar os maniqueus. Vemos a reflexão de Agostinho sobre o mal (assunto esse que será tratado no próximo encontro), cuja concepção é o maior empecilho para que ele compreenda quem é Deus e porque precisa crer. Relembra o encontro com o médico Vindiciano e Nebrídio, que o ajudaram a se afastar da astrologia, e narra a história de Firmino, que nasceu ao mesmo tempo que um escravo, e ambos tiveram destinos bastante diferentes, usando isso para convencer este de que é uma ciência falsa. Narra sua resistência em se submeter a Cristo e o seu contato com a filosofia neoplatônica, a qual o ajuda a entender melhor a Sagrada Escritura. Compreendendo o problema do mal, refuta definitivamente o maniqueísmo, mas ainda tem dificuldades para aceitar Cristo.

 

Algumas pistas para a reflexão...

+ Uma frase de são João Paulo II resume bem o pensamento de Agostinho sobre Cristo: Cristo nos revela o homem. Uma das principais dificuldades que ele enfrenta é entender o que é o homem, qual sua missão e qual a sua relação com Deus. Diante da visão atual do mundo e do que foi lido, como podemos definir o homem? E como a Teologia do Corpo nos mostra a nossa própria realidade?

+ Um ponto abordado é a dualidade entre soberba e humildade. A soberba nos impede de ver a verdade e a humildade a revela. Como entender a humildade?

+ Outro ponto importante desse capítulo é a superação da astrologia. Ela é fruto da soberba humana? Por que as pessoas a procuram ainda hoje e por que ela é errada?

+ Agostinho usa de uma ferramenta humana (a filosofia neo-platônica) para conhecer melhor as Sagradas Escrituras, e isso influencia inclusive diversos teólogos e doutores da Igreja depois dele. De quais ferramentas nos dias atuais podemos nos valer para anunciar o Evangelho e nos aproximarmos e a outras pessoa de Deus?

 

 

 

NÃO DEIXEM DE RELER ESSE CAPÍTULO PARA A PRÓXIMA SEMANA