EM BUSCA DA VERDADE (Primeira parte)
Resumo: Esse
é um livro onde Agostinho aborda suas dificuldades que o afastam da conversão.
No início do livro, conhecemos um sobre as dificuldades
de Agostinho em
conhecer a Deus, e também um pouco sobre Nebrídio, que é lembrado em seus
argumentos para refutar os maniqueus. Vemos a reflexão de Agostinho sobre o mal
(assunto esse que será tratado no próximo encontro), cuja concepção é o maior
empecilho para que ele compreenda quem é Deus e porque precisa crer. Relembra o
encontro com o médico Vindiciano e Nebrídio, que o ajudaram a se afastar da
astrologia, e narra a história de Firmino, que nasceu ao mesmo tempo que um
escravo, e ambos tiveram destinos bastante diferentes, usando isso para
convencer este de que é uma ciência falsa. Narra sua resistência em se submeter
a Cristo e o seu contato com a filosofia neoplatônica, a qual o ajuda a entender
melhor a Sagrada Escritura. Compreendendo o problema do mal, refuta
definitivamente o maniqueísmo, mas ainda tem dificuldades para aceitar Cristo.
Algumas pistas para a
reflexão...
+ Uma frase de são João
Paulo II resume bem o pensamento de Agostinho sobre Cristo: Cristo nos revela o
homem. Uma das principais dificuldades que ele enfrenta é entender o que é o
homem, qual sua missão e qual a sua relação com Deus. Diante da visão atual do
mundo e do que foi lido, como podemos definir o homem? E como a Teologia do
Corpo nos mostra a nossa própria realidade?
+ Um ponto abordado é a
dualidade entre soberba e humildade. A soberba nos impede de ver a verdade e a
humildade a revela. Como entender a humildade?
+ Outro ponto importante
desse capítulo é a superação da astrologia. Ela é fruto da soberba humana? Por
que as pessoas a procuram ainda hoje e por que ela é errada?
+ Agostinho usa de uma
ferramenta humana (a filosofia neo-platônica) para conhecer melhor as Sagradas
Escrituras, e isso influencia inclusive diversos teólogos e doutores da Igreja
depois dele. De quais ferramentas nos dias atuais podemos nos valer para
anunciar o Evangelho e nos aproximarmos e a outras pessoa de Deus?
NÃO DEIXEM DE RELER ESSE
CAPÍTULO PARA A PRÓXIMA SEMANA
