Guia para a leitura das “Confissões” de santo Agostinho de Hipona
LIVRO 4: O PROFESSOR
Resumo: Agostinho fala do período de 19 a 28 anos de idade, enquanto leciona. Nesse período, fala sobre sua soberba e as práticas do maniqueísmo e da astrologia. Apresenta um relacionamento que tem com uma mulher, mas não teve com ela verdadeiro Matrimônio. Também é persuadido por amigos sobre a falsidade da astrologia, e perde um amigo próximo. Muda-se de Tagaste para Catargo, onde escreve livros sobre a beleza e a harmonia, e os dedica ao orador romano Hiério, o qual admira. Fala por fim sobre seu contato com as obras de Aristóteles e reflete sobre o seu orgulho.
Questionamentos:
- Quais são suas impressões ao ler esse quarto livro? Quais frases mais te marcaram?
Algumas pistas para a reflexão...
+ Santo Agostinho fala sobre suas crenças e seus objetivos de vida, com a soberba, a superstição e a prática do maniqueísmo. O que podemos entender de concreto para nossa vida dessa reflexão?
+ Por que o relacionamento de Agostinho com essa mulher não constituiu um Matrimônio?
+ Qual a opinião de santo Agostinho sobre a astrologia?
+ O amigo de Agostinho é batizado antes de morrer. O que entendemos a partir da postura de Agostinho?
+ Ao mudar-se, ele vive entre a angústia e as diversões. O que podemos deduzir sobre isso e em que medida essa busca pode ser comparada à fuga do “Evangelho do fast food”?
+ Ao falar sobre a sua devoção a Hiério e o seu conhecimento sobre as dez categorias de Aristóteles, Agostinho comenta sobre a adesão da alma à Verdade. Quais obstáculos se impõem ao conhecimento e o impedem de conduzir a Deus?
+ O que podemos apreender desse quarto livro?
