Guia para a leitura das “Confissões” de santo Agostinho de Hipona
LIVRO 3: JOVEM ESTUDANTE
Resumo: Agostinho retoma seus estudos, após passar um ano em Tagaste por causa das condições financeiras de seu pai. Reflete sobre o amor e a seu desejo pelos amores mais frívolos, e é arrastado para mais pecados por influência do teatro e de seus companheiros. Nessa época, conhece o livro o Hortênsio de Cícero, e tem o primeiro contato com a Sagrada Escritura, porém as despreza. Nesse período também conhece a seita dos maniqueus, e faz uma reflexão sobre a moral e o agir do homem.
Ele nos narra um sonho de santa Mônica, e o encontro de sua mãe com um bispo.
Questionamentos:
- Quais são suas impressões ao ler esse terceiro livro? Quais frases mais te marcaram? Quais as maiores dificuldades encontradas durante a leitura?
Algumas pistas para a reflexão...
+ Santo Agostinho reflete sobre a necessidade de amar. Mas que tipo de amor ele procura?
+ Esse amor de que Agostinho nos fala é chamado eros. Na sua opinião, ele é bom ou ruim? Por que temos esse amor?
+ Qual o papel da arte e dos espetáculos para nos inclinar para o bem ou para o mal?
+ Quais pecados Agostinho se acusa durante seus estudos?
+ Qual desejo Agostinho sentia em relação a Deus, que foram despertados pelo Hortênsio? E porque ele não entende as Sagradas Escrituras?
+ Agostinho não conhecia a moral cristã, contudo, afirma que o homem é capaz de conhecer o modo de agir bem e de acordo com a Vontade do Senhor ainda assim. Como ele explica isso?
+ O que você avalia da ação de santa Mônica e das palavras do bispo com quem ela conversa?
+ O que podemos apreender desse terceiro livro?
