Novena em honra a são Luís e santa Zélia Martin: 6º dia

 


Oração inicial:

Santos Luís e Zélia Martin, após sentirem o desejo da vida religiosa, escutastes o chamado do Senhor à vocação matrimonial, vós que sois pais incomparáveis, como nos fala nossa filha Santa Teresinha do Menino Jesus, felizes pais de Leonia, a serva de Deus irmã Francisca Tereza, de Maria, Paulina e Celina transplantadas sobre a montanha do Carmelo e de outras quatro crianças, retiradas da vossa afeição em tenra e idade, Helena, José, João Batista e Melani Teresa. 

Rendestes glória a Deus com vosso humilde e paciente trabalho, com vosso compromisso junto aos pobres, com vossa vida familiar, na qual reinava alegria de amar e sentir se amados.

Vivestes concretamente nossa vida cotidiana, através das alegrias e das penas da existência. Amai-nos como vossos próprios filhos, com o vosso coração de pai e o vosso coração de mãe, porque sois amigos de Deus, atendei nossa oração e o nosso pedido (fazer o pedido) e intercedeis em nosso favor junto a Deus Pai, por Jesus Cristo Nosso Senhor na graça do Espírito Espírito Santo. São Luís e santa Zélia, rogai por nós. Amém.

Sexto dia: Misericórdia

“Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Cf. Lc 6,36).

Meditação: Os Santos Luís e Zélia, conscientes de sua fraqueza, deixaram-se transformar pela misericórdia de Deus e procuraram vivê-la diariamente. Celina diz: “Na velhice, Maria, nossa irmã mais velha, ainda se lembrava com pesar, mesmo com lágrimas, dos suspiros de nossa mãe quando notou os estragos causados em sua renda bordada, estragos, que à custa de vigílias e cansaço, consertou, sem censurá-la”.

“Assim como meu pai, nossa mãe também praticava benevolência no julgamento, abstendo-se de dizer coisas ruins sobre o próximo, sendo ainda delicada e escrupulosa a esse respeito, e às vezes se culpava humildemente pelos pequenos comentários espontâneos que fazia dos vizinhos”.

Zélia relatou sobre esse assunto: “Eu, que tive a covardia para zombar da sra. Y., tenho um arrependimento infinito. Não sei por que não tenho simpatia por ela, ela nunca me fez nada além de bons serviços... Além disso, quero converter tudo em bem e já comecei, porque há algum tempo, aproveito todas as oportunidades para dizer bem sobre essa dama”.

Resolução: Hoje, tentarei não falar mal dos outros e se eles me causaram algum dano, pedirei ao Senhor a graça de perdoar.

Oremos: “Santos Luís e Zélia Martin, vós que testemunhastes uma vida cristã exemplar, colocando sempre Deus em primeiro lugar, exercendo vosso dever de estado e praticando as virtudes evangélicas, suplicamos-vos: ajudai-nos a ter uma confiança inabalável em Deus, a nos render à Sua Vontade, como vós o fizestes nas alegrias e provações. Ajudai-nos a amar a Deus de todo o coração, a perseverar no amor em nossas dificuldades diárias e a permanecer na alegre esperança em Cristo. Intercedei por mim e pela minha família, para que possamos obter essa graça que suplicamos. Amém!”


Santos Luís e Zélia Martin, rogai por nós.


Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.