Oração inicial:
Santos Luís e Zélia Martin, após sentirem o desejo da vida religiosa, escutastes o chamado do Senhor à vocação matrimonial, vós que sois pais incomparáveis, como nos fala nossa filha Santa Teresinha do Menino Jesus, felizes pais de Leonia, a serva de Deus irmã Francisca Tereza, de Maria, Paulina e Celina transplantadas sobre a montanha do Carmelo e de outras quatro crianças, retiradas da vossa afeição em tenra e idade, Helena, José, João Batista e Melani Teresa.
Rendestes glória a Deus com vosso humilde e paciente trabalho, com vosso compromisso junto aos pobres, com vossa vida familiar, na qual reinava alegria de amar e sentir se amados.
Vivestes concretamente nossa vida cotidiana, através das alegrias e das penas da existência. Amai-nos como vossos próprios filhos, com o vosso coração de pai e o vosso coração de mãe, porque sois amigos de Deus, atendei nossa oração e o nosso pedido (fazer o pedido) e intercedeis em nosso favor junto a Deus Pai, por Jesus Cristo Nosso Senhor na graça do Espírito Santo. São Luís e santa Zélia, rogai por nós. Amém.
Quinto dia: Caridade
“Dou-vos um mandamento novo: que vos amei uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros” (Cf. Jo 13,34).
Meditação: Os cônjuges Martin eram conscientes de seus deveres para com o próximo, e a simplicidade de sua vida os tornavam atentos às necessidades dos outros. Celina dizia: “Ao mesmo tempo que a frugalidade reinava em nossa casa, a abundância reinava na ajuda aos necessitados. Nós íamos ao encontro deles, procurávamos os destituídos e os convidávamos para virem para casa conosco, onde dávamos comida, roupas decentes, enfim, todas as suas necessidades eram supridas. Lembro-me ainda quando tinha 7 anos e caminhávamos pelo campo com nossa mãe. Encontramos um pobre velho e mamãe pediu que Teresa lhe desse esmolas. Ele ficou tão agradecido que mamãe começou a conversar com ele, lhe disse que nos seguisse até em casa, onde lhe preparou um bom jantar e deu-lhe roupas. Convidou-o também para voltar quando precisasse”.
Se um de seus trabalhadores adoecesse, Santa Zélia ia visitá-lo no domingo, sem hesitar em suprir suas necessidades, se necessário, servi-lo: “Ela passou três semanas, noite e dia, ao lado da cama de Louise, que teve terríveis ataques de febre reumática, sem vontade de mandá-la para o hospital a qualquer custo”.
Quando São Luís Martin, por sua vez, ”sabia que na vizinhança havia alguém muito doente, cuja conversão era urgente, víamos seu zelo em visitá-los e pedir a toda sua família que rezasse para que ele aceitasse receber os últimos sacramentos. Santa Zélia acompanhava-o neste apostolado”.
Resolução: Hoje, farei bem a alguém: com um sorriso, um telefonema, uma visita ou uma esmola...
Oremos: “Santos Luís e Zélia Martin, vós que testemunhastes uma vida cristã exemplar, colocando sempre Deus em primeiro lugar, exercendo vosso dever de estado e praticando as virtudes evangélicas, suplicamos-vos: ajudai-nos a ter uma confiança inabalável em Deus, a nos render à Sua Vontade, como vós o fizestes nas alegrias e provações. Ajudai-nos a amar a Deus de todo o coração, a perseverar no amor em nossas dificuldades diárias e a permanecer na alegre esperança em Cristo. Intercedei por mim e pela minha família, para que possamos obter essa graça que suplicamos. Amém!”
Santos Luís e Zélia Martin, rogai por nós.
Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
