7° DIA
Hino
Ave, do mar Estrela,
bendita Mãe de Deus,
fecunda e sempre Virgem,
portal feliz dos céus.
Ouvindo aquele Ave
do anjo Gabriel,
mudando de Eva o nome,
trazei-nos paz do céu.
Ao cego iluminai,
ao réu livrai também;
de todo mal guardai-nos
e dai-nos todo o bem.
Mostrai ser nossa Mãe,
levando a nossa voz
a Quem, por nós nascido,
dignou-se vir de vós.
Suave mais que todas,
ó Virgem sem igual,
fazei-nos mansos, puros,
guardai-nos contra o mal.
Oh! dai-nos vida pura,
guiai-nos para a luz,
e um dia, ao vosso lado,
possamos ver Jesus.
Louvor a Deus, o Pai,
e ao Filho, Sumo Bem,
com seu Divino Espírito
agora e sempre. Amém.
Oração inicial
Rainha e Mãe do Carmelo, que fizestes grandes milagres por meio do Santo Escapulário, cobri o mundo com o esplendor de Vosso Imaculado Coração, para que seja enfraquecido o reino do mal e do pecado, e todos os povos se aproximem de Vós para imitar vossa pureza e caridade.
Amém.
Sétimo dia
Maria discípula de Jesus
Invocação
«Leva-nos, Maria, ao Cimo do Carmelo, que é Cristo Vida do Céu.»
À escuta da Palavra de Deus
«Sua mãe e seus irmãos vieram ter com Ele, mas não podiam aproximar-se por causa da multidão. Anunciaram-lhe: «Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te.» Mas Ele respondeu-lhes: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática.» (Lc 8, 19-21)
Meditamos com Santa Teresa de Jesus dos Andes
Desde pequena amei muito a Santíssima Virgem, a quem confiava todos os meus assuntos. Só com Ela me desafogava e jamais deixava de lhe confessar as minhas e alegrias. Ela correspondeu a esse carinho. Protegia-me e escutava o que sempre o que lhe pedia. Ela ensinou-me a amar a Nosso Senhor. Ela pôs na minha alma o gérmen da vocação. (…) Ela amou-me e, não encontrando tesouro maior para me dar como prova da sua protecção singular, deu-me o fruto bendito das suas entranhas, o Seu Divino Filho. Que mais me podia dar? (…) Um dia em que me encontrava só no meu quarto, enfadada de estar na cama, ouvi a voz do Sagrado Coração que me pedia que fosse toda d’Ele. Não pense que isto foi ilusão, porque nesse instante me vi transformada.
Paizinho, não me negará a permissão. A santíssima Virgem será a minha advogada. Ela saberá melhor do que eu fazê-lo compreender que a vida de oração e penitência que desejo abraçar, encerra para mim todo o ideal de felicidade nesta vida e a que me garantirá a da felicidade na vida eternidade. Irei ao Carmelo para cuidar da minha salvação e a de todos os meus. A sua filha carmelita é a que velará sempre junto do altar pelos seus, que se entregam a mil preocupações necessárias para viver neste mundo.
O fim da carmelita entusiasma-me: rezar pelos pecadores, passar a vida inteira sacrificando-se, sem ver os frutos da oração e do sacrifício. Unir-se a Deus para que circule nela o sangue redentor e ela o comunique à Igreja e aos seus membros, para que se santifiquem. Além disso o seu lema entusiasma-me: “sofrer e amar”. Não foi isto que fez, constantemente, a Santíssima Virgem? Não viveu ela numa contínua oração, em silêncio? Como salva as almas? Por meio da súplica, da oração, do sacrifício (…). O que antes de mais procuraremos é viver essa oração continua em que a Virgem vivia. (…)
Sim, pede à Santíssima Virgem que seja a tua guia; que seja a estrela, o farol que brilhe no meio das trevas da tua vida. Que te mostre o porto onde hás-de desembarcar para chegar à celestial Jerusalém. Sim; no Carmelo começamos já a fazer o que faremos por toda a eternidade: amar e cantar os louvores do Senhor. E se esta é a ocupação que teremos no céu, não será por acaso a mais perfeita?
Carta 130
Hino
Flor do Carmelo
Videira florida
Esplendor do Céu
Virgem Fecunda e singular.
Mãe terna
Sempre Virgem
Mostra-te propícia aos teus Carmelitas
“Estrela-do-mar”.
Avé Maria…
Oração
Senhor, nós te pedimos, que a Santíssima Virgem Maria, Rainha e Formosura do Carmelo, nos assista com a sua poderosa intercessão, para que, guiados pelo seu exemplo e proteção, cheguemos até ao cimo do Monte da Perfeição que é Cristo. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Oração final
Bendita e Imaculada Virgem Maria, beleza e glória do Carmelo, vós que tratais com bondade inteiramente especial aqueles que se vestem do vosso amadíssimo hábito, volvei sobre mim também um olhar propício e cobri-me com o manto da vossa maternal proteção.
Pelo vosso poder, fortificai a minha fraqueza; pela vossa sabedoria, esclarecei as trevas do meu espírito, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.
Ornai a minha alma com as virtudes que me faça agradável ao vosso Divino Filho e a vós.
Assisti-me, durante a vida, consolai-me na morte pela vossa amável presença à Santíssima Trindade, como vosso Filho dedicado para vos louvar e bendizer eternamente no paraíso. E concedei a graça que vos peço (apresentar a graça) e também pelo Santo Padre, o papa, pelo nosso bispo, por todo o clero, pela Ordem Carmelita, pelas intenções do Apostolado TdC Anápolis e por todos que se recomendaram a nossas orações.
Amém.