LIVRO
8:
A CONVERSÃO
Resumo: Agostinho
narra as hesitações em se converter de vez. Busca o auxílio de um ancião,
Simplício, que lhe narra a conversão de Vitorino, um célebre orador e que traduziu
os escritos de Platão do grego para o latim. Narra a falta de firmeza de vontade
e o combate entre o desejo de se entregar a Deus e a luxúria. Conhece a vida de
santo Antão, juntamente com Alípio, a partir do relato de Ponticiano, um
cidadão africano e alto dignitário da corte, que desejava a vida monástica, e esse
relato atrai aos dois. Agostinho ainda hesita, e fala sobre as dificuldades em
dominar sua vontade e discursa contra os maniqueus. Explica as dificuldades
para superar a soberba e a vaidade, a descoberta da virtude da continência,
enquanto Alípio o acompanhava. Por fim, atribulado diante da própria indecisão,
cai em choro embaixo de uma figueira, quando ouve a resposta a suas perguntas
na voz de uma criança que canta: “Toma e lê”, e ao abrir o livro de Romanos, se
depara: “Não em orgias e bebedeiras, nem na devassidão e libertinagem, bem nas
rixas e ciúmes. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não procureis
satisfazer os desejos da carne”. Santa Mônica se alegra com a decisão de seu
filho.
Algumas pistas para a
reflexão...
+ Simplício elogia Agostinho
por buscar boas fontes de leitura para seu estudo, e por isso narra a história
da conversão de Vitorino. Quais são as nossas fontes de leitura? Como discernir
bons livros e quais são os melhores para nossa realidade?
+ Vitorino se diz
cristão, mas não queria ir à igreja ou se unir à comunidade. É possível ser
cristão sem participar da vida da comunidade? É possível ser cristão sem a
Igreja?
+ Também sobre Vitorino,
ele temia inicialmente professar publicamente a fé, mas depois se enche de coragem
e decide fazer isso, mesmo sofrendo consequências, como a proibição de ensinar.
Como professar a nossa fé publicamente na atualidade, sem o risco de fazê-la
parecer uma piedade vazia ou uma piada?
+ A Sagrada Escritura
desempenha um papel fundamental na conversão de Agostinho, mas ele teve grandes
problemas ao interpretá-la antes de adquirir um bom conhecimento. Por que não
lemos a Bíblia como deveríamos e quais meios utilizar para interpretá-la
corretamente?
