LIVRO 5: DA ÁFRICA À ITÁLIA
![]() |
| Agostinho ouve Fausto |
- Quais são suas impressões ao ler esse quinto livro? Quais frases mais te marcaram?
Algumas pistas para a reflexão...
+ A primeira reflexão é sobre a separação entre a ciência e a religião, que já se discutia na época de santo Agostinho. O que você entendeu da posição e do argumento dele?
+ Agostinho percebe que Fausto é muito eloquente, mas não possui conhecimento de fato sobre os assuntos que o atormentam, e são justamente elementos dos quais tratam a fé dos maniqueus (sobre os astros, conhecimentos da natureza física e outros). Quais são as seduções atuais que se apresentam como especialistas, mas são apenas “oratórias vazias” e “sem real conteúdo”?
+ Qual o risco em confiar em quem não tem o conhecimento devido para a tarefa que deve executar? Em quem confiamos a nossa alma? De quem seguimos conselhos?
+ Agostinho engana sua mãe para realizar a viagem, que ela tanto rezava para que Deus impedisse. Porém, é justamente essa viagem o instrumento pelo qual Agostinho chegará à sua conversão. Quantas vezes tentamos impedir algo que nos parece ruim, e é justamente por meio dessas coisas que Deus se manifesta?
+ Agostinho ouve santo Ambrósio pela sua bondade e eloquência, mas não aceita o que ele prega. Quantas vezes agimos de forma semelhante?
+ Ao se tornar catecúmeno, Agostinho ainda não havia se convertido e não aceitava as verdades de fé católica. Quais foram suas motivações?
+ O que podemos apreender desse quinto livro?
.png)
.png)