Guia de Leitura para Confissões de Santo Agostinho: Livro 2

 


Guia para a leitura das “Confissões” de santo Agostinho de Hipona

LIVRO 2: OS DEZESSEIS ANOS

Resumo: Depois de falar sobre seus primeiros anos de vida, santo Agostinho reflete sobre o período dos seus dezesseis anos. É agora um adolescente, e por falta de recursos para continuar pagando os estudos do filho, o seu o pai pede que ele volte para a casa.

Santo Agostinho reflete sobre os motivos de sua Confissões e sobre a sua necessidade de amar e se sentir amado. Após retornar para a casa paterna, seus pais percebem que ele já é adolescente. Sua mãe está se preparando para o Batismo, enquanto seu pai é catecúmeno. Sua mãe o aconselha a evitar a luxúria, e propõe ao seu pai logo casá-lo, mas este prefere que ele continue os estudos.

Por fim, Agostinho narra os pecados e maldades da sua adolescência e faz uma reflexão sobre o pecado.

Questionamentos:

- Quais são suas impressões ao ler esse segundo livro? Quais partes mais te marcaram positivamente? E quais te marcaram negativamente?

- Quais as maiores dificuldades encontradas durante a leitura?

Algumas pistas para a reflexão...

+ Santo Agostinho se compara a um animal e depois fala sobre a perda da beleza de sua alma. O que o motivou a fazer essa comparação?

+ Ele fala sobre os amores “serenos” e “as trevas da paixão”. De que forma você entende isso? E o que entender sobre esse “silêncio de Deus”?

+ Agostinho apresenta um contraste sobre a preocupação de seu pai: ele se importava com seus estudos, mas não com sua vida espiritual. Em que medida ele teve uma verdadeira educação?

+ Como Agostinho via seus próprios estudos?

+ Qual o papel e a importância dos amigos de Agostinho nas decisões que ele tomou em sua vida? Quais eram os prazeres que eles compartilhavam?

+ Um fato muito famoso é o furto das peras. Por que esse episódio retrata a maldade do pecado, mesmo se tratando de algo talvez até mesmo trivial?

+ O que ele ensina sobre o uso dos bens? E sobre a amizade?

+ O que você entendeu sobre a beleza?

+ Há uma famosa reflexão sobre o pecado no final desse livro. O que mais te tocou nessa reflexão?

+ O que podemos apreender desse segundo livro?