ORAÇÃO INICIAL
"Senhor Jesus Cristo, Vós que sois Aquele que vem, Aquele que há de vir, Aquele que está no meio de nós:
Aumentai em nossos corações a alegria e a esperança que brotam do mistério da Vossa Encarnação. Ajudai-nos a esperar a Vós que sois a Verdade, não com a ansiedade do mundo, mas com a vigilância e a fé dos justos.
No silêncio de Belém, onde o Céu e a terra se unem no vosso corpo de Criança, ensinai-nos a amar o dom da vida e a proclamar o valor de cada pessoa, desde o ventre materno.
Que o Advento seja para nós um tempo de renovação, de conversão e de alegre acolhimento.
Vinde, Senhor Jesus! Amém."
(Oração adaptada da Audiência Geral de 17 de Dezembro de 2003)
LEITURA BÍBLICA:
A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel (Lucas 1, 39-56)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
-Glória a vós, Senhor.
39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu". 46 Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50 e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. 51 Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52 Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre". 56 Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.
REFLEXÃO:
(São João Paulo II, Mulieris Dignitatem 11)
Em todas as gerações, na tradição da fé e da reflexão cristã sobre a mesma, a aproximação Adão-Cristo é frequentemente acompanhada da de Eva-Maria. Se Maria é descrita também como « nova Eva », quais podem ser os significados desta analogia? Certamente são múltiplos. É preciso deter-se particularmente no significado que vê em Maria a revelação plena de tudo o que é compreendido na palavra bíblica « mulher »: uma revelação proporcional ao mistério da Redenção. Maria significa, em certo sentido, ultrapassar o limite de que fala o Livro do Gênesis (3, 16) e retornar ao « princípio » no qual se encontra a « mulher » tal como foi querida na criação, portanto no pensamento eterno de Deus, no seio da Santíssima Trindade. Maria é o « novo princípio » da dignidade e da vocação da mulher, de todas e de cada uma das mulheres.
Para compreender isto podem servir de chave, de modo particular, as palavras postas pelo evangelista nos lábios de Maria depois da Anunciação, durante a sua visita a Isabel: « grandes coisas fez em mim o Todo-poderoso » (Lc 1, 49). Estas se referem certamente à concepção do Filho, que é « Filho do Altíssimo » (Lc 1, 32), o « santo » de Deus; conjuntamente, porém, elas podem significar também a descoberta da própria humanidade feminina. « Grandes coisas fez em mim »: esta é a descoberta de toda a riqueza, de todos os recursos pessoais da feminilidade, de toda a eterna originalidade da « mulher », assim como Deus a quis, pessoa por si mesma, e que se encontra contemporaneamente « por um dom sincero de Si mesma ».
ORAÇÃO À SAGRADA FAMÍLIA:
"Sagrada Família de Nazaré, Comunidade de amor:
Ensinai-nos a profundidade da união nupcial e a alegria da paternidade e da maternidade, que se refletem no mistério do Presépio.
São José, homem justo e fiel, guardião do Redentor: Vós que zelastes pelo Corpo do Verbo Encarnado, ensinai-nos a respeitar e proteger a vida, e a viver o nosso amor conjugal com pureza e doação.
Santa Maria, Mãe de Deus: Vós que destes a Vossa carne para que o Verbo pudesse ter um Corpo, ajudai-nos a dizer 'Sim' à vontade de Deus, a guardar e meditar os mistérios do Senhor em nossos corações.
Menino Jesus, que Vos fizestes pequeno e necessitado, para revelar a dignidade de cada corpo humano: Fazei de nossas casas e famílias o Vosso Presépio, um lugar de acolhimento e de paz.
Que a celebração do Vosso Natal nos renove a esperança na ressurreição da carne. Amém."
ORAÇÃO FINAL:
(Oração no encerramento do Mês Mariano, 31 de maio de 1979)
"Ó Virgem Santíssima, Mãe de Deus, Mãe de Cristo, Mãe da Igreja, olha-nos clemente nesta hora!
Virgo Fidelis, Virgem fiel, pede por nós! Ensina-nos a crer como creste tu! Faz que a nossa fé em Deus, em Cristo e na Igreja, seja sempre límpida, serena, corajosa, forte e generosa.
Mater Amabilis, Mãe digna de amor! Mater Pulchrae dilectionis, Mãe do amor formoso, pede por nós! Ensina-nos a amar a Deus e aos nossos irmãos, como tu os amaste: faz que o nosso amor para com os outros seja sempre paciente, benigno e respeitoso.
Causa nostra letitiae, Causa da nossa alegria, pede por nós! Ensina-nos a saber colher, na fé, o paradoxo da alegria cristã, que nasce e floresce do sofrimento, da renúncia, da união com o teu Filho crucificado: faz que a nossa alegria seja sempre autêntica e plena, para a podermos comunicar a todos!
Ámen!"
