São Luís Martin e santa Zélia Guérin, exemplos de esposos santos

 

São Luís Martin e santa Zélia Guérin


No dia 12 de julho se comemora o casal são Luís Martin e santa Zélia Guérin, os pais de Santa Teresinha do Menino Jesus. Eles foram o primeiro casal a ser canonizado em uma mesma cerimônia na história da Igreja, mas é importante frisar, não são o primeiro casal a serem santos (essa honra cabe a Nossa Senhora e são José, e há inúmeros outros exemplos na história da Igreja).

São Luís Martin nasceu em 1823 em Bordeaux, França. Filho de um capitão do exército, ele optou por ser relojoeiro em vez de seguir os passos do pai. Embora tenha tentado ingressar em uma comunidade religiosa, foi recusado por não saber latim. Ele se estabeleceu em Alençon, onde prosperou como homem prudente e responsável, sempre obedecendo aos preceitos da Igreja.

Santa Zélia Guérin, também filha de um militar, teve uma educação rigorosamente religiosa. Ela inicialmente ajudava a mãe nos negócios da família e depois aprendeu a tecer rendas, tornando-se uma empreendedora bem-sucedida. Em 1858, Luís e Zélia se encontraram na romântica ponte de São Leonardo em Alençon. Após um breve namoro, eles se comprometeram diante de Deus no matrimônio, vivendo uma vida cotidiana piedosa com Missas diárias e confissões frequentes.

Vista atual da ponte de Alençon, onde são Luís e
santa Zélia se conheceram


O casal Martin criou seus filhos com amor, oração e disciplina. Eles ensinaram a importância da fé, da caridade e da obediência a Deus. Santa Zélia, especialmente, desempenhou um papel fundamental na educação espiritual de seus filhos. Ela os incentivou a amar a Deus e a buscar a santidade em suas vidas cotidianas. O casal enfrentou dificuldades financeiras, mas sempre confiou na providência divina. Eles viveram uma vida simples e generosa, compartilhando o pouco que tinham com os necessitados.

O amor do casal frutificou em nove filhos, dos quais quatro faleceram ainda crianças. A filha caçula é santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, ou santa Teresinha, uma das santas mais importantes da história contemporânea da Igreja.

A morte prematura de seus filhos foi um grande sofrimento para São Luís e Santa Zélia, mas eles aceitaram essas provações como parte do plano de Deus. A união deles foi marcada por profundo respeito, amor e comunhão espiritual. Eles se apoiaram mutuamente em suas jornadas de fé.

Relojoaria de são Luís Martin em Alençon

Em 28 de agosto de 1877, Santa Zélia Guérin faleceu em Arnières-sur-Iton, França, aos 45 anos. Ela enfrentou uma batalha contra um tumor no seio. Apesar do sofrimento físico e emocional, Zélia viveu sua doença com firme esperança cristã.

Após ficar encarregado do cuidado de suas filhas, são Luís Martin faleceu em 29 de julho de 1894, aos 71 anos, em Alençon, França. Ele ainda enfrentou antes de morrer uma doença mental que lhe afetou até mesmo sua consciência. Todas as suas quatro filhas adultas se tornaram religiosas. Ele enfrentou uma série de desafios em sua vida, no entanto, ele permaneceu fiel à sua fé e à sua família. Sua morte foi marcada por grande paz e confiança em Deus.

Suas filhas que chegaram à idade adultas foram:

  •     Marie (22 de fevereiro de 1860), carmelita em Lisieux, chamada "Irmã Maria do Sagrado Coração", que morreu em 19 de janeiro de 1940;
  •     Pauline (7 de setembro de 1861), chamada "Irmã Agnes de Jesus" no Carmelo de Lisieux, que morreu em 28 de julho de 1951;
  •     Léonie (3 de junho de 1863), chamada "Irmã Françoise-Thérèse", tornou-se uma visitandina em Caen, que morreu em 16 de junho de 1941;
  •     Céline (28 de abril de 1869), carmelita em Lisieux, rebatizada "Irmã Genevieve da Sagrada Face", que morreu em 25 de fevereiro de 1959;
  •     Teresa ou Thérèse (2 de janeiro de 1873), a caçula que foi carmelita descalça e se tornou santa e doutora da Igreja, que morreu em 30 de setembro de 1897.

Luís e Zélia Martin foram beatificados em 19 de outubro de 2008, em cerimônia realizada na Basílica de Lisieux, dedicada à sua filha Teresa e presidida pelo cardeal José Saraiva Martins. 

O casal foi canonizado no Vaticano, em 18 de outubro de 2015 pelo papa Francisco em meio ao Sínodo Ordinário dos bispos que tratou do tema da família. São Luís Martin e Santa Zélia Guerín, pais de Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, foram o primeiro casal a serem canonizados juntos em uma mesma cerimônia na história da igreja. A memória litúrgica é celebrada anualmente no dia 12 de julho. 

Hoje, São Luís e Santa Zélia inspiram os católicos a buscar o matrimônio santo e a cultivar a santidade no seio familiar, lembrando-nos de que pais santos geram filhos santos.