Na noite de Natal de 24 de dezembro de 2003, o então papa João Paulo II proferiu na Basílica de São Pedro uma de suas mais belas homilias. Os 3 últimos parágrafos desta constituem uma poesia que ele direciona ao Menino Jesus, e que trazemos abaixo transcrita.
Ó Menino, que quiseste ter por berço uma manjedoura; ó Criador do universo, que Te despojaste da glória divina; ó nosso Redentor, que ofereceste teu corpo inerme como sacrifício para a salvação da humanidade!
O resplendor do teu nascimento ilumine a noite do mundo. O poder da tua mensagem de amor, destrua as orgulhosas insídias do maligno. O dom da tua vida nos faça compreender sempre mais quanto vale a vida de cada ser humano.
Ainda escorre demasiado sangue sobre a terra! Ainda conturbam a serena convivência das nações as excessivas violências e conflitos!
Vens trazer-nos a paz. És a nossa paz! Só Tu podes fazer de nós "um povo puro" que Te pertença para sempre, um povo «zeloso na prática do bem» (Tit 2,14).
Puer est natus nobis, Filius datus est nobis! Que mistério insondável esconde a humildade deste Menino! É quase como se quiséssemos tocá-lo e abraçá-lo.
Maria, que cuidas o teu Filho onipotente, dai-nos os teus olhos a fim de contemplá-lo com fé; dai-nos o teu coração para adorá-lo com amor.
Na sua simplicidade, o Menino de Belém nos ensina a redescobrir o verdadeiro sentido da nossa existência; nos ensina a «viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade» (Tit 2,12).
Ó Noite Santa, tão esperada, que uniste para sempre Deus e o homem! Tu nos renovas a esperança. Tu nos enches de assombro extasiante. Tu nos garantes o triunfo do amor sobre o ódio, da vida sobre a morte.
Por isso, permanecemos recolhidos e rezamos.
No silêncio luminoso do teu Natal Tu, Emanuel, continuas a falar-nos. E nós estamos prontos a escutar-te. Amém!
São João Paulo II. Homilia. 24 de dezembro de 2003. Disponível em: https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/homilies/2003/documents/hf_jp-ii_hom_20031224_christmas-night.html
